-
Arquitetos: Park + Associates
- Área: 715 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Edward Hendricks
-
Fabricantes: Accoya, Acor, American Walnut Timber, Crown Giga Chandelier 'Nemo', Gessi, Lamitak, Mosaic tiles, Netzach, Toto, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma circunstância habitual, a frente da casa é mais importante, no entanto, no nosso caso, não.
A Casa 24 localiza-se em um terreno triangular, uma restrição que tomamos como uma oportunidade para participar de fato com a localização e o planejamento da residência - para gerar uma marca significativa que contemplasse a espacialidade, a funcionalidade a privacidade, requisitos específicos do cliente. Por outro lado, o local é vizinho de um lote em estado de exuberante paisagem que nos esforçamos para aproveitar.
Como tal, a casa ficou longe da rua principal e das casas vizinhas, contemplando em seu lugar, vegetação madura. O resultado é uma massa composta de dois blocos que, combinados, definem um pátio em forma de "V" no primeiro pavimento, que se transforma no ponto focal das atividades comuns e de entretenimento, tomando emprestadas as vistas da vegetação circundante.
O pátio como fachada frente à rua é um exercício que repensa a sequência das entradas convencionais da s residências, explorando a criação de uma experiência em camadas sequenciais. O local é experimentado quase como um espaço ritual - sereno e tranquilo - que marca a transição entre o público e o privado.
Além disso, foi uma oportunidade para explorar o que o artesanato em madeira pode significar na arquitetura contemporânea. Imaginamos a fachada como um elemento bem elaborado com estética e detalhes modernos. Finalmente, essa se manifestou como uma fachada refinada e rítmica, chamado atenção à sua delicada escala, inclusive com uma estrutura que tem mais de oito metros de altura. Um delicioso padrão de luz e sombra se desenvolve ao longo de cada dia, enquanto se permite que a luz do sol seja filtrada e o ar natural flua, criando um ambiente relaxante que reforça o desejo do cliente de viver em um lar que reflita sua localização tropical.
Originalmente publicado em Outubro 11, 2017.